18.10.06

POTENCIAIS COLETIVOS EDUCADORES NO ESTADO DO PARANÁ e SANTA CATARINA- O enraizamento da Educação Ambiental



Com o lançamento da Chamada Pública Cadastro de Coletivos Educadores, o Programa de Enraizamento lançou uma força tarefa na busca de articulação, apresentação e divulgação do Programa de EA junto aos parceiros e interessados nos estados.
A idéia vem no intuito de auxiliar os proponentes e parceiros interessados em participar da chamada Pública de Mapeamento de Coletivos Educadores e na implantação de Programas de Formação em EA nas diversas regiões do estado. A proposta de coletivos objetiva dar visibilidade e implementar as políticas públicas em Educação Ambiental, além de realizar uma aproximação das Agendas 21 Estaduais e locais junto aos Coletivos Educadores em formação.
Foram organizadas Oficinas Estaduais no Paraná e Santa Catarina para contextualizar e tirar as dúvidas com relação ao Programa às instituições proponentes e interessadas em participarem da chamada.


Oficina Estadual de Coletivos Educadores do Paraná
Dia 04/09/2006 no município de Ponta Grossa

Pauta:
Manhã
· Apresentação/contextualização
Programa de Formação em EA
Chamada pública Coletivos
· Dúvidas e questionamentos
Tarde
· Trabalho em grupo:
Idéias dos proponentes
Mapeamento de potencias parceiros
Articulação e capilaridade
Proposta de formação
Territorialização/Recorte regional
· Encaminhamentos com base nos itens do projeto (chamada)


Tivemos a presença de 20 pessoas representando diversas instituições interessadas em participar da Chamada, e desta forma darem inicio ao processo de formação em EA e ao Programa Coletivos educadores nas regiões.
Na parte na manha, a enraizadora realizou a explanação sobre a proposta de Formação de Educadores Ambientais, e também sobre a Chamada de Cadastro de Coletivos Educadores, no sentido de explicar aos atores do estado a referida proposta. Abriu-se a discussão ao grande grupo a respeito de dúvidas em relação ao programa e sua concretização em cada região.
Os participantes trocaram muitas idéias e verificou-se a contextualização e diversidade de cada local e sua forma de concretização.
Após o almoço, retornamos aos trabalhos onde foram divididos em 2 grupos: um grupo da Região dos Campos Gerais composto por um coletivo de instituições já previamente articulado para a formação do Coletivo desta região.
O outro grupo foi composto por integrantes de diversas instituições provenientes de diferentes localidades: Loanda, Londrina e Curitiba. Este grupo seguiu os itens da pauta abordando cada localidade, trocando as idéias entre si.
Foram trabalhados os temas de territorialização/recorte regional, mapeamento de potenciais parceiros, articulação e proposta de formação, onde cada região pensou e trocou idéia para a definição destes temas. Os participantes avançaram o entendimento da proposta e visualizaram cada projeto na sua região.
A partir desta oficina, existe a possibilidade de constituição de 4 Coletivos Educadores, mais especificamente nas regiões de Londrina, Curitiba, Loanda e Campos Gerais.
O grupo decidiu criar uma rede para a troca de idéias e dúvidas que por ventura vierem a surgir durante a elaboração das propostas.


Oficina Estadual de Coletivos Educadores em Santa Catarina
Dia 06/09/2006 no município de Itajaí


Pauta:
Manhã
· Apresentação/contextualização
Programa de Formação em EA
Chamada pública Coletivos
· Dúvidas e questionamentos
Tarde
· Trabalho em grupo
Idéias dos proponentes
Mapeamento de potencias parceiros
Articulação e capilaridade
Proposta de formação
Territorialização/Recorte regional
· Encaminhamentos com base nos itens do projeto (chamada)

Tivemos a presença de 34 pessoas representando diversas instituições interessados em participar da Chamada e iniciarem o Programa Coletivos educadores em sua região.
A programação foi à mesma relatada na Oficina realizada no Paraná. Na parte na manha, a enraizadora realizou a explanação sobre a proposta de Formação de Educadores Ambientais, e também sobre a Chamada de Cadastro de Coletivos Educadores, no sentido de explicar aos atores do estado a referida proposta.
O grupo trouxe muitos questionamentos sobre a proposta e sua realização considerando os diversos contextos e realidade de cada região. No final da manha o grupo se organizou em grupo para a continuidade dos trabalhos da tarde.
Após o almoço, retornamos aos trabalhos onde foram divididos em 2 grupos: um grupo da Região do Vale do Itajaí composto por um coletivo de instituições já previamente articulado para a formação do Coletivo desta região.
Outro grupo foi composto por integrantes de diversas instituições provenientes de diferentes localidades: Florianópolis, Xanxerê, Capivari de Baixo e Joinville. Este grupo seguiu os itens da pauta abordando cada localidade, trocando as idéias entre si. Os participantes trocaram muitas idéias e verificou-se a contextualização, diversidade e dificuldades de cada localidade.
Foram trabalhados os temas de territorialização/recorte regional, mapeamento de potenciais parceiros, articulação e proposta de formação, e cada região foi trocando idéias e definindo assim suas propostas.
Os participantes avançaram o entendimento da proposta e visualizaram cada projeto na sua região. Durante esta oficina foi possível à visualização de constituição de 5 Coletivos Educadores para as regiões de Capivari de Baixo, Florianópolis, Xanxerê, Itajaí e Joinville para o Estado de Santa Catarina.
Tivemos a participação de instituições e parceiros dos Programas de Agenda 21 no Estado. A idéia é juntar os coletivos do Estado através da Rede de Agendas 21 Locais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vem aí um evento
Que tem tudo a ver com a sua profissão.

AGENDE : 15 a 19 de OUTUBRO,

NO PARQUE BARIGÜI,EM CURITIBA

FEIRA PROFISSIONALIZA!



De caráter inédito, ela vai reunir algumas das melhores instituições de ensino profissionalizante do Paraná, de sistemas presencial e a distância, desde o ensino básico à graduação e pós-graduação.

Ela foi criada para oferecer uma visão clara do mercado de ensino técnico e tecnológico do Paraná, e para incentivar contínua capacitação e aprimoramento profissional. Lá, você vai esclarecer dúvidas, descobrir vocações, direcionar e desenvolver sua carreira profissional.

A entrada é gratuita para professores e estudantes. Também para menores de 12 anos e maiores de 60 anos. Para as demais pessoas, somente R$ 3,00 de ingresso.

Agende nossos horários:

Dia 15 - quarta- feira : das 18h00 às 22h00

Dia 16 – quinta-feira : das 16h00 às 22h00

Dia 17 – sexta-feira : das 16h00 às 22h00

Dia 18 – sábado : das 14h00 às 22h00

Dia 19 – domingo : das 14h00 às 20h00

Para melhores esclarecimentos e informações acesse nosso site :

www.direcaodefeiras.com.br

e-mail: profissionaliza@brturbo.com.br

ou nos contate pelos fones: 41-3393-1220 e 33931002

Promoção: Direção de Feiras e Eventos Ltda.