17.10.06

Projeto Coletivo Educador- Tem Jeito Sim! mobiliza instituições do Baixo Xingu


A Fundação Tocaia, através do Projeto Tem Jeito Sim - Coletivos Educadores na TransXingu, promoveu dia 28 de setembro, uma reunião em Vitória do Xingu com o objetivo de mobilizar organizações e comunidades do Baixo Xingu para o planejamento e a gestão compartilhada das ações de educação ambiental daquela Micro-Bacia. Foram articulados representantes do Ibama, Colônia de Pesca Z-12, Sintepp, Secretarias de Educação e Turismo de Vitória do Xingu, Associação Comunitária de Vila Nova, distrito de Senador José Porfírio, Eletronorte, Grupo de Capoeira Berimbau Brasil, Grupo Revelação, professores, pescadores, lideranças comunitárias e técnicos. A meta do coletivo nessa oportunidade foi o alinhamento das ações de educação ambiental desenvolvidas pelas comunidades, pelo poder público local e organizações que atuam na área como a Tocaia. Todos compartilharam dos problemas que são comuns daquela região como a pesca predatória, o comércio ilegal das tartarugas e peixes ornamentais, o desmatamento das ilhas, as queimadas, o assoreamento do rio e a ausência do Ibama nas ações de fiscalização. A pergunta era “O que sugerimos como alternativa para o problema?” e “O que de fato podemos fazer?”. Num levantamento das ações desenvolvidas pelo grupo foi possível construir uma agenda comum cabendo as og’s e ong’s presentes o papel de contribuir no sentido de potencializar as ações já existentes. O Bate-papo foi produtivo, sem agressões nem lamentos. A equipe Tocaia conseguiu encaminhar um planejamento para o trimestre Outubro-Dezembro 2006. O Ibama conseguiu contextualizar sua atuação e esclarecer seu papel, reconhecendo também seus limites. A Colônia Z-12, a Prefeitura, Grupos Culturais, a Associação de Vila Nova e o Sintepp se sentiram estimulados para o trabalho. O próximo passo do Coletivo Vitória será a programação de cada atividade agendada, que envolve definição da equipe multidisciplinar e multinstitucional (parcerias), estratégia de ação, conteúdo e metodologia, objetivos, metas, orçamento de cada ação. Observou-se na oportunidade que o princípio do protagonismo social se encontra nas pequenas grandes iniciativas dessas pessoas e grupos que pensam e fazem educação ambiental no território. A Tocaia é um exemplo desse trabalho quando ainda em 96 propõe o projeto Quero Uma Avó Tartaruga. Podemos destacar também os projetos Tartarugas Vivas e Carapaça, estes últimos propostos pela comunidade de Vitória do Xingu e UFPA, respectivamente. A Tocaia entende que o empoderamento e a autonomia dessas comunidades e grupos fazem parte dessa articulação, no entanto, aponta a necessidade da participação do Ibama de forma mais intensa e efetiva na construção e definição de políticas públicas para o Baixo Xingu.

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