20.10.06

Oficina no Maranhão- Confira relatório das atividades


Oficina para Constituição de Coletivos Educadores no Estado do Maranhão

LOCAL: Mestrado de Saúde e Ambiente – Universidade Federal do Maranhão
DATA: 27/7/2006
Relatório de atividades
A Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e a Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, no dia 27 de julho, das, 9h00 às 17h00, na Universidade Federal do Maranhão, no Mestrado de Saúde e Ambiente, uma Oficina de Trabalho para discutir o Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais e definir estratégias para a Constituição de Coletivos Educadores no estado do Maranhão.
Coletivos Educadores são grupos de instituições que atuam com processos de mobilização social e formação de educadores ambientais populares que tem o papel de planejar, implementar e avaliar processos continuados de formação de educadores ambientais populares.
A oficina realizada teve por objetivo geral a constituição de Coletivos Educadores com atuação no estado do Maranhão, por meio da mobilização de instituições potencialmente articuladoras de Coletivos Educadores em seus territórios, e tinha, como objetivos específicos:
Apresentar a proposta de Coletivos Educadores e estimular o envolvimento e a apropriação da proposta;
mapear as instituições que atuam com processos formativos na região;
dar início ao mapeamento das atividades de educação ambiental desenvolvidas na região;
definir a abrangência regional de atuação do Programa;
elaborar um plano trabalho.
Público Participante
Instituições públicas federais: NEA/IBAMA, MSA/UFMA, CEFET
Instituições públicas estaduais: UEMA, EA/SEEDUC, EA/SEMA
Instituições públicas municipais: SEMED, IMCA
Sociedade Civil: CCN, SMDDH, FETAEMA, Cooperativas/ATES, ONGs
Programação:
9h30 às 9h50 - Apresentação do objetivo e programação da oficina
9h50 às 10h30 - Apresentação dos participantes
10h30 às 11h00 - Apresentação da proposta de Coletivos Educadores
11h00 às 12h30 – debate
14h00 às 17h00

mapeamento inicial das instituições que atuam com processos formativos na região;
mapeamento inicial das atividades de EA desenvolvidas na região;
definição da área de atuação do programa;
elaboração de um plano de trabalho.
Resultados e encaminhamentos da Oficina:
Mapeamento Inicial das Instituições que Atuam com Processos Formativos na região
Instituições presentes:
CEFET;
Planeja / Ates;
H2ONG;
Secretaria Estadual de Educação;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria estadual de Meio Ambiente;
UFMA – Mestrado de Saúde e Ambiente;
IMARH;
IBAMA;
APRORIAF – associação dos protetores do rio Itapecuru e seus afluentes;
Sociedade de Direitos Humanos;
UEMA - mestrado de agroecologia;
FETAEMA;
CCN – Centro de Cultura Negra
Instituições que devem ser envolvidas no processo:
AMAVIDA;
Pólos da Universidade estadual do Maranhão de qualificação dde docentes;
Centro de Cultura Popular;
IDESA;
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UFMA;
Instituto do Homem;
Consórcio da Juventude;
Coletivos Jovem de Meio Ambiente do estado do Maranhão.
Instituições de Alcântara que devem ser envolvidas no processo:
Aconeruq;
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara;
MABE – movimento dos atingidos pela base espacial de Alcântara;
Sítio Escola;
Base Espacial;
Procuradoria da Justiça;
Secretaria de Turismo Municipal.
Mapeamento Inicial das atividades de EA desenvolvidas no município de Alcântara
Circo Escola - Ong Comunica;
Programa de Qualificação de Docentes (escola estadual);
ATES – assistência técnica em ambiente;
Projeto Peixe Boi (IBAMA – Maranhão);
Projeto de Recuperação do Rio Peptal (financiado pelo FNMA);
Formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVidas) – Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas (MEC e MMA);
Agroextrativismo (MMA);
Agenda 21 local (MMA);
Definição da Área de Atuação dos Coletivos e Plano de Trabalho
Foi definido que serão constituídos 3 Coletivos Educadores no estado do Maranhão, um com atuação no Baixo Parnaíba, um com atuação na Amazônia Maranhense e outro com atuação Ilha do Maranhão, Alcântara e Baixada Ocidental Maranhense. A idéia é que sejam escritas 3 propostas para a Chamada Pública MMA Nº 01/2006: Mapeamento de Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. Para tanto, representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e do Centro de Cultura Negra ficaram responsáveis por articular outras instituições na região do Baixo Parnaíba e escrever um projeto para a chamada até o dia 9 de setembro. Da mesma forma, o CENTRU–MSA e a UFMA–CEFET ficaram responsáveis pela região Amazônia Maranhense e a UEMA e FETAEMA pela região da Ilha do Maranhão e Baixada Ocidental Maranhense.

a) Pólo Baixo Parnaíba – SMDDH–CCN–MSA/UFMA
b) Pólo Amazônia Maranhense – CENTRU–MSA/UFMA–CEFET
c) Pólo Ilha do Maranhão e Baixada Ocidental Maranhense – UEMA–FETAEMA

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