17.10.06

Reunião em Mossoró fortalece Coletivo Educador


A terceira reunião do Coletivo Educador da Bacia Apodi/Mossoró aconteceu no dia 29 de agosto de 2006, no auditório do PRODEPE/CEMAD/CAMPUS CENTRAL DA UERN. Na ocasião estiveram presentes representantes do IBAMA, UERN, EMATER, SENAI, UnP, Prefeitura Municipal de Mossoró, Prefeitura Municipal de Areia Branca, TV a Cabo de Mossoró, CEFET, ONG DNA e Diretoria de Educação Ambiental do MMA.
A reunião, conduzida pela representante do MMA – Daniela Kolhy -, teve como alvo a apresentação da Chamada Pública “Mapeamento de Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis”, disponível no site www.mma.gov.br/ea.
Questionados, inicialmente, sobre o que entendiam por “Coletivo Educador”, os participantes apresentaram as seguintes opiniões: Trabalho coletivo e união de esforços; multiplicação de conhecimento; construção de uma rede interligando pessoas e instituições; valorização da história e contexto locais; união e agregação de pessoas; valorização dos saberes locais; construção coletiva e participativa; valorização da escola como veículo de construção de um trabalho comunitário; existência de uma motivação inicial agregando pessoas em torno de um objetivo comum que, no caso especifico de Mossoró, consistiu na recuperação do rio Mossoró.
Além desse primeiro momento, voltado à unificação de conceitos envolvidos na formação de Coletivos Educadores, a reunião propiciou um momento de reflexão e exteriorização de angústias relacionadas a experiências anteriores e à condução do processo de formação do Coletivo Educador da Bacia do Apodi-Mossoró. As observações foram as seguintes: Há pouca participação das organizações não governamentais (apenas a DNA estava presente). Está ocorrendo falhas na comunicação do grupo. Existe uma distância entre teoria e ação e entre ação e condição. As ações são individualizadas. Houve uma tentativa anterior de formação de um Núcleo de Educação Ambiental, mas não houve continuidade. Há desarticulação entre as várias instituições. Na área de Educação Ambiental formal, em Mossoró, observou-se que a transversalidade não gera o efeito desejado, propiciando, de outro modo, a isenção de responsabilidades. Deliberações de reuniões anteriores não são encaminhadas e acabam por gerar descrédito e desânimo.
Diferentes sugestões, visando à solução dos problemas observados, também foram apresentadas: Institucionalização do Coletivo. O Coletivo criado como uma instituição própria. Indicação de uma instituição para ficar à frente dos trabalhos. Criação de um fórum permanente de EA. Criação de uma comissão representativa. Necessidade de se conhecer e compartilhar outras experiências de Coletivos educadores já estabelecidos.
Ao final da reunião ficou decidido: 1. Sistematizar os resumos das três reuniões do Coletivo Educador da Bacia do rio Apodi-Mossoró, que deverão ser repassados, via internet, para todos os integrantes do grupo (a cargo de Ramiro e Ivanaldo); 2. A data da próxima reunião será informada juntamente com o repasse dos resumos; 3. O IDEMA será convocado a participar da próxima reunião, quando se discutirá a proposta para a Chamada Pública “Mapeamento de Potenciais Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis”.
Mossoró, 04 de setembro de 2006

Nenhum comentário: