30.10.06

TOCAIA NO SEMINÁRIO DE MANEJO

Estivemos (Eneida-Fred-Zhumar), membros do coletivo educador Tem Jeito Sim, participando no Seminário de Manejo Florestal Comunitário (quarta e quinta aqui em Altamira).

Várias Comunidades de Altamira, Porto de Moz, Alto Moju, BR 163 e

Instituições como LAET/UFPA, CPT, IEB, Fundação Tocaia, ABA, FSC, EMBRAPA, PMA-SEMAT avaliaram os projetos implementados e planejaram os rumos do Manejo Florestal Comunitário, agregado às outras atividades produtivas dos lotes. discutimos organização comunitária, assitência técnica, crédito, infraestrutura e articulação entre associações e instituições para fortalecimento do MFC. Também discutimos a descentralização da gestão das florestas públicas para os estados e municípios.

Na ocasião apresentamos o Projeto Mangangá e apresentamos como estratégia de continuidade o Tem Jeito Sim, através da formação dos Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis.

As Comunidades estarão fazendo encontros e através do Tem Jeito, junto com CPT e LAET articularemos para dezembro um seminário InterInstitucional pró-MFC.

O Bom Combate pelo MFC faz parte da transição da cultura-da-exploração para a cultura-da-sustentabilidade, processo do qual a Tocaia é parte.

Nenhum comentário: