9.5.08

Opinião de coletivos que participam da III CNMA

O eixo temático de Educação Ambiental e Cidadania foi um dos que mais recebeu contribuições ao texto-base que está sendo discutido durante a III CNMA (leia texto anterior sobre o assunto clicando aqui). Participantes de Coletivos Educadores estão presentes entre os 287 delegados participantes desse GT; acompanhe alguns depoimentos:


Sérgio Evilton da Silva
Coletivo Educador Território do Sergipe

Foco do CE: "nosso coletivo e instituições representativas trabalham o combate a desertificação, como ações junto ao público rural".
De olho na EA: "estou acompanhando todas as demandas do texto-base, nenhuma específica".
Sobre o evento: "acho que sobrou pouco tempo para os GTs. Também senti falta de um controle sobre a gestão do evento. Vi muita folheteria, muitos copos plásticos sendo utilizados".

Gedalva Terezinha Ribeiro Fili
Coletivo Educador Vale do Rio do Peixe (meio-oeste Santa Catarina)

Foco do CE: "uma de nossas linhas de atuação é a formação de educadores ambientais em escolas públicas, uma carência de nossa região".
De olho na EA: "estamos atentos à proposta que dispõe sobre a disciplina de EA como obrigatória em cursos superiores de licenciatura. Os educadores precisam da dimensão socioambiental para a sua prática pedagógica".
Sobre o evento: "é muito interessante participar da construção da política pública. Só gostaria que observassem mais rigor com horários e diminuíssem a distribuição de papéis, folders".

Carlos Eduardo Pompeu Sander
Coletivo Educador do Planalto Médio Gaúcho (sede em Passo Fundo, RS)

Foco do CE: "ainda estamos em processo de formação do coletivo e de preparação dos componentes".
De olho na EA: "a experiência está sendo importante para entender todo esse processo de construção coletiva. Cidades de nossa região, como Passo Fundo, não tiveram conferências municipais".
Sobre o evento: "A construção coletiva da conferência, assim como acontece como a formação de agendas 21, propõe uma metodologia bastante participativa e includente. Entendo que essa é a missão de um coletivo educador e estou aproveitando a conferência para conseguir subsídios para a prática".

Nenhum comentário: