1.2.07

O Coletivo da Vila Nova- Tem jeito Sim!

O Projeto Tem Jeito Sim esteve em Vila Nova com o Coletivo dessa Comunidade. No barco do seu Moisés, líder comunitário, fomos equipe técnica e Cia PapShow para uma convivência de quatro dias na tranqüila vila de pescadores.

Em meio ao cotidiano específico da Vila, fomos à casa de cada liderança comunitária e representantes de organizações parceiras locais, articulando-os para a reunião de apresentação da Projeto que aconteceu no último dia com a presença significativa de educadores, artistas, pescadores, agricultores e crianças.

A Cia PapShow conduziu o encontro discutindo o tema gerador “O Coletivo da Vila Nova”, aprofundando a percepção do grupo sobre suas potencialidades e limites comunitários.

A vivência arte-educadora-ambiental como uma estratégia de educomunicação, atraiu, encantou, seduziu e aglutinou atores sociais desarticulados e até divergentes em torno da constituição do Coletivo local.

Apesar de não ter sido possível nessa entrada na Comunidade a participação de educadores ambientais de Souzel, sede do município, toda uma articulação foi feita com o intuito de se chamar a atenção de ambas as partes, comunidade e sede, para as devidas competências políticas no âmbito da gestão socioambiental no micro-território.

Nenhum comentário: