13.12.06

COEDUCA - Coletivo Educador Ambiental de Campinas



O QUE É ?
O "Coletivo Educador Ambiental de Campinas " COEDUCA é um grupo aberto formado por pessoas e representantes de várias instituições governamentais e não-governamentais que se dedicam à formação de Educadores Ambientais no âmbito municipal.

QUEM COEDUCA, ATUALMENTE ?
O "Coletivo" é formado por diversas instituições que consideram que têm, no seu dia-a-dia , uma ação educativa em termos sócio-ambientais. Atualmente, são elas: a UNICAMP, PUC-Campinas, diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas (entre eles: Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação , Sub-Prefeitura de Sousas, Sub-Prefeitura de Barão Geraldo, Guarda Municipal de Campinas), CEASA-Campinas, Fundação José Pedro de Oliveira "Mata de Santa Genebra", SANASA, IAC, CATI, Diretoria Regional de Ensino Leste e Oeste, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, ONG GAIA - Grupo de Articulação Interdisciplinar à Aprendizagem, Movimento Sonha Barão, IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade - IPES, Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia, além de inúmeros colaboradores desvinculados de instituições.

O QUE NOS UNE ?
Constituído com base nas diretrizes do ProFEA – Programa de Formação de Educadoras e Educadores Ambientais, implementado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), o COEDUCA tem como proposta formar Educadores Ambientais em todo o município, que formarão outros Educadores Ambientais Populares nos seus bairros e regiões, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população campineira.
COMO PRETENDEMOS CUMPRIR ESTE DESAFIO ?
Inicialmente, o plano dos integrantes do COEDUCA é viabilizar a formação de 150 Educadores Ambientais comprometidos com ações sócio-educativas (isto é, com a formação de outros Educadores Ambientais Populares) a serem realizadas em todas as regiões de Campinas e em sintonia com outros Coletivos Educadores similares em diversos municípios de todo o Brasil.
Este processo foi aprovado pelo Edital FNMA 05/2005, do final de 2005 e conta com apoio financeiro do próprio FNMA - Fundo Nacional de Meio Ambiente, além dos diferentes apoios dos diversos parceiros locais.
A formação destes Educadores Ambientais parte de uma proposta diferenciada e inovadora articulando, durante 18 meses, diversos processos pedagógicos, desde os mais tradicionais como cursos acadêmicos até a vivência em projetos sócio-ambientais, participação em redes e coletivos locais, realização de projetos de Educomunicação e a implementação de ações sócio-educativas em praças, bosques , museus e tantos outros locais do município que têm potencial para serem Espaços Educadores .
Esses Educadores Ambientais, por sua vez, formarão os Educadores Ambientais Populares em suas áreas de atuação, sempre com apoio dos integrantes do Coletivo, na perspectiva de uma Educação Ambiental crítica, reflexiva, emancipatória, permanente, continuada e para a totalidade da população.

QUEM PODE PARTICIPAR ?
Estes educadores ambientais, formados pelo COEDUCA, podem ser: líderes comunitários, técnicos de instituições (públicas ou privadas), agentes de saúde, professores das redes de ensino, jovens ligados a movimentos sociais, e pessoas que – prioritariamente – tenham apoio de suas instituições para participar do processo que se inicia no final de 2006, com a definição do nosso Projeto Político Pedagógico e com o início da seleção e formação dos futuros Educadores Ambientais. Até meados de 2008, o trabalho terá esta primeira fase concluída contando com um processo de avaliação permanente , para a elaboração de uma reflexão metodológica crítica que articule, valorize e apóie, constantemente , os vários grupos que já trabalham com Educação Ambiental no município, aproveitando as experiências e integrando os Educadores Ambientais locais.

QUEM PODE SER PARCEIRO DO COEDUCA ?
Qualquer Instituição /pessoa pode aderir ao "Coletivo" COEDUCA, bastando reconhecer alguma atividade ou interesse em formar Educadores Ambientais no município de Campinas. Os parceiros podem ser: "parceiros de formação", quando participam das reuniões ajudando diretamente na construção e implementação das ações dos Projetos Político Pedagógico e " parceiros de apoio", quando oferecem recursos e/ ou condições para nossas ações ( recursos financeiros, materiais, logísticos, etc.).

ENTRE EM CONTATO COM OUTROS "COEDUCADORES" !
Ligue ou escreva para umas das pessoas abaixo
-Sandro Tonso (CESET/UNICAMP) : 3289-7473 /
sandro@unicamp. br
-Semíramis Biasoli (DEA/MMA): 8144-4788 / semiramis.biasoli@ mma.gov.br
-Osvaldo Yhara (CESET/UNICAMP) : oyhara@yahoo. com.br
-Eduardo Pereira (FEF/UNICAMP) : dupeba@yahoo. com.br

Nenhum comentário: