6.8.10

Diagnóstico dos Coletivos Educadores

  
O Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) retoma sua política de formação voltada à criação e articulação de Coletivos Educadores, objetivando resgatar a importância desta pauta para a Política Nacional de Educação Ambiental e potencializar as iniciativas de formação em curso dos Coletivos.

Nosso propósito é retomar esta política a partir de um diagnóstico da atuação dos Coletivos Educadores. Para tanto, contratamos o consultor Fábio Deboni e, junto com ele elaboramos um Questionário, que segue em anexo, visando facilitar e padronizar o levantamento de informações relevantes e necessárias para traçarmos um perfil dos Coletivos Educadores em funcionamento no país visando delinearmos ações estratégicas para o seu fortalecimento.

O Questionário está estruturado em três blocos, contendo questões abertas, semi-abertas e de múltipla escolha voltadas a: I – Caracterização do Coletivo Educador; II – Atuação do Coletivo Educador e III – Percepção do Coletivo Educador sobre diversos aspectos. Para o sucesso deste diagnóstico, gostaríamos de contar com a colaboração de todos(as) educadores(as) ambientais que participam do(s) Coletivo(s) Educador(es).

O envio e recebimento do Questionário serão feitos unicamente por e-mail visando facilitar esta comunicação. Para tanto, propomos que o Questionário preenchido seja enviado até o dia 15 de agosto para o e-mail: fabio.deboni@mma.gov.br

Gostaríamos de salientar que todas as respostas a este questionário serão tratadas com confidencialidade quando da produção deste diagnóstico. Os questionários serão de acesso e uso exclusivo do DEA/MMA.

Reiteramos que a sua colaboração é fundamental para que possamos compreender melhor a situação atual, os limites e as perspectivas dos Coletivos Educadores.

Estamos à disposição para dúvidas, críticas, contribuições e comentários acerca deste estudo e, desde já, agradecemos sua valiosa colaboração. Informações adicionais sobre esta pesquisa podem ser obtidas no e-mail fabio.deboni@mma.gov.br.

Atenciosamente,

CLAUDISON RODRIGUES DE VASCONCELOS
Diretor do Departamento de Educação Ambiental
Ministério do Meio Ambiente 
 
 
  

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor Claudison,

Participo do Coletivo "Rede Territórial de Proteção Ambiental" Localizado em Amaraji/PE e gostaria de parabenizá-los pela importante iniciativa que resgata a importância do tema para a Política Nacional de Educação Ambiental

Atenciosamente,
Israel Santiago