Os desejos e falas a favor do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida precisam materializar-se em políticas públicas, em comportamentos cotidianos e em valores junto a toda a humanidade, contribuindo em mudanças na forma de organização dos humanos no Planeta e nos modos de produção e consumo.
Para enfrentar as mudanças ambientais globais, precisamos de uma ação estruturante que transcenda a ação individual e fomente processos de educação ambiental substantivos e continuados que transformem efetivamente a nossa realidade socioambiental.
Nesse sentido, estamos levando para o debate e reflexão o Sistema Nacional de Educação Ambiental - SISNEA, que se propõe com diferentes sitemas, entre eles o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e Sistema de Ensino, bem como, estruturar elementos do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e da Política Nacional de Educação Ambiental de forma articulada e orgânica, ampliando a dimensão participativa e democrática, bem como facilitando a coordenação das múltiplas e mútuas relações da gestão e da formação da Educação Ambiental. Além das competências e atribuições dos entes de gestão governamental da PNEA, a idéia deste sistema também inclui outras organizações, que, promovem a formação, a comunicação em educação ambiental e participam da formulação de políticas públicas nas bases territoriais.
Para conhecer a proposta e participar do seu aprimoramento participe da consulta pública, ela prevê momentos presenciais e a distância, acesse o link do SISNEA no endereço eletrônico do MMA - www.mma.gov.br/ea.
Contribuições e sugestões poderão ser encaminhadas para o e-mail - sisnea@mma.gov.br
Participe!!!
Thais Ferraresi Pereira
Departamento de Educação Ambiental - DEA
Ministério do Meio Ambiente - MMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário