13.3.07

Seminário Conceitual “O EDUCADOR AMBIENTAL POPULAR”

São Paulo, 28 de fevereiro de 2007.

O Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC – UNESCO, Comissão Estadual de São Paulo) em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério do Trabalho Emprego (MTE), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) está promovendo um projeto que tem como objetivo a consolidação de um processo nacional permanente de Qualificação Social do Educador Ambiental Popular, por meio do desenvolvimento participativo de metodologias e de um arranjo social-institucional que gerencie e alimente continuadamente este processo, em todos os territórios do país.

Neste sentido propõe-se o Seminário Conceitual sobre o Educador Ambiental Popular para cujo desenvolvimento convidamos Vossa Senhoria, visando-se construir participativamente e através de suas atividades (discussões, debates e fórum), um perfil para o educador ambiental popular compatível e os ideais democráticos de sociedades que se constituem na busca da sustentabilidade sócio-ambiental.

O referido seminário será desenvolvido no transcorrer dos dias 14 e 15 de Março de 2007 no Campus da Universidade de São Paulo englobando debates sobre os temas da sustentabilidade, das grandes questões ambientais, da democracia e dos coletivos educadores e, para seu coroamento, das relações entre cidadania e educação ambiental popular, fundamentando um perfil qualificado de um cidadão no exercício do papel de um educador ambiental popular.

Descreve-se abaixo o programa previsto para o desenvolvimento de tais atividades, bem como os respectivos nomes dos expositores convidados para discorrerem sobre cada um dos temas.

Na expectativa de poder contar com a sua prestigiosa participação, apresentamos protestos de consideração e subscrevemo-nos.

PROGRAMAÇÃO

A programação está sendo organizada mediante a confirmação da presença dos convidados. Informamos que trata-se de Seminário fechado a convidados que se destinarão a discutir o papel do Educador Ambiental Popular a partir das falas disparadoras.

O primeiro dia se comporá de debates sobre Sustentabilidade em suas várias dimensões e Grandes Temáticas Ambientais.

No segundo dia discutir-se-á Democracia, Sustentabilidade e Participação para, a partir destes temas, iniciar-se o Fórum conceitual sobre cidadania e educação ambiental popular, que pretende traçar o perfil do Educador Ambiental Popular.

O público alvo consiste em representantes e técnicos dos Ministérios do Trabalho, Meio Ambiente, Educação e Cultura, das secretarias Municipais e Estaduais da Saúde, do Verde e do Meio Ambiente, pesquisadores da USP envolvidos nos programas de políticas públicas de educação sócio-ambiental, além de professores envolvidos nas temáticas abordadas.

2 comentários:

Débora Menezes disse...

Ferrão, pode me passar o contato para publicar essa notícia no meu blog educomverde.blogspot.com? Obrigada... educomverde@yahoo.com.br

Unknown disse...

Ferrão, só agora tomei conhecimento do projeto e achei excelente a iniciativa. Parabéns!
Vocês pretendem publicar o material apresentado ou produzido durante o seminário? Estaremos discutindo sobre extensão ambiental e a formação de educadores ambientais populares na EMATER-MG nos dias 11 e 12 de abril. Seria para nós uma referência espetacular.
Câmara
Centro de Educação Ambiental da EMATER-MG