17.11.06

Coletivo Educador CIDEMA percorre território e forma Comissões Permanetes nos Municípios

"Em lugar de professor, com tradições fortemente 'doadoras' o Coordenador de Debates... Em lugar de aula discursiva, o diálogo. Em lugar de aluno, com tradições passivas, o participante do grupo." (Paulo Freire)

Estamos executando o projeto Formação de Educadores Ambientais para a Sustentabilidade das Bacias dos Rios Miranda e Apa – Coletivo Educador do Cidema, aprovado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e Diretoria de Educação Ambiental (DEA) ambos do Ministério do Meio Ambiente.
O Projeto prevê a formação de 04 educadores ambientais (PAP 3) diretamente: 01 de lideranças e agentes comunitários, 01 da administração pública, 01 da comunidade escolar e 01 de catadores de recicláveis, conforme previsto no cronograma de execução, atendendo metodologia a (Pessoas que Aprendem Participando - PAP) e as diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), e pelo menos, outros 16 indiretamente (PAP 4), no sentido de apoiar e colaborar na organização e estruturação de coletivos e redes locais para atender as demandas, estruturas municipais de meio ambiente, com a organização de secretarias, gerências ou departamentos, além de conselhos municipais, fundos ou colegiados, fortalecer atividades contínuas em espaços formais e promover a organização dos catadores de lixo, em cooperativa ou associação.
Já percorremos os municípios de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Terenos, Jaraguari e Campo Grande, onde foi dado o primeiro passo para o fortalecimento das redes locais em busca de alternativas e formação de educadores ambientais. Até dia 08 de dezembro visitaremos os 26 municípios das bacias dos rios Miranda e Apa.
Ao final de cada reunião é criada uma Comissão Permanente de Acompanhamento dos Coletivos Educador Locais. Desta forma, contaremos com o apoio e participação na mobilização local e no processo seleção das pessoas que irão participar da formação direta, um de cada segmento (comunidade escolar, agentes e lideranças comunitárias, catadores de recicláveis e administração pública).
Em cada Município temos uma pessoa de contato (membro da Câmara Técnica de EA do Cidema), o nosso ELO, esses representantes com apoio dos participantes das Comissões terão papel fundamental no desenvolvimento das atividades previstas no Coletivo.
Acessem nossa página http://www.coletivo.cidema.org.br/ estamos disponibilizando as informações sobre as atividades com fotos e registros das reuniões.

Quem participa:
Aquidauana: Elos, Custódio e Luzia; Comissão: Luzia, escolar e administração pública; Custódio, agentes e lideranças; Valdevino e Josefina, catadores de recicláveis.
Anastácio: Elo, Gustavo; Comissão: Vinicius, Sema/MS; Rosimeire Marina e Suely Lopes Oliveira comunidade escolar; Danielle e Sady, lideranças e agente comunitários.
Dois Irmãos do Buriti: Elo, Agnaldo; Comissão: Alcelia, educação; Edna Abrantes, catadores de recicláveis; Solange Maria, agentes e lideranças; Valdelino Coelho, administração pública.
Rochedo: Elo, Douglas; Comissão: Valdir e Ivan, comunidade escolar; Douglas, administração pública e catadores; Ana Paula, agentes e lideranças.
Corguinho: Elos, Toninho e Silvio; Comissão: Aline, educação; Silvio e Toninho mobilização dos catadores de recicláveis e agentes e lideranças comunitárias; Jeffer, administração pública.
Rio Negro: Elo, Cilene; Comissão: Maria Luiza, comunidade escolar; Izac e Shirley, catadores; Odenice e Luiz Eduardo, administração público; Shirley, lideranças e agentes comunitários.
São Gabriel do Oeste: Elo, Léo Grisson; Comissão: Claúdia, escolar; Antonio, catadores; Wilson Brusa e Ney Crossioni, agentes e lideranças comunitárias; Juciley e Sérgio, administração pública.
Bandeirantes: Elo, Edilson; Comissão: Viviane, Alexandre e José Alberto, escolar; Ivo, catadores; Elio, agentes e lideranças comunitárias; Marcelo, administração pública.
Terenos: Elo, Elida; Comissão: Elida e Kátia, escolar; João, catadores; pastores Adão e Luiz, agentes e lideranças comunitárias; Gerson, administração pública.
Jaraguari: Elo Fátima; Comissão: Fátima, escolar e administração pública; Adair João, catadores; Eliane, agentes e lideranças comunitárias.
Campo Grande: Elo, Marilia Chinchilla.

Instituições e Municípios parceiros do Coletivo:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ibama, Rede Aguapé, Universidade Católica Dom Bosco; Mulheres em Ação no Pantanal e Brazil Bonito; os que aderiram posteriormente: Secretaria de Estado de Educação, Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul; Oikos – Cooperativa de Trabalhadores Ambientais, Fórum de Lixo e Cidadania, Associação de Proprietários de RPPNS; e os municípios de Anastácio, Dois Irmão do Buriti, Bandeirantes, Jaraguari e Jardim já oficializaram a participação.

Equipe do Coletivo Educador do Cidema
Áurea 9205-7199 (Coordenadora Geral)
Suzete 9982-7611 (Resp. Projeto Político Pedagógico)
Daniela 9217-2969 (Resp. Organização de Base)
Leonardo 9217-3010 (Estagiário de Jornalismo)
67 3341-5990
http://www.coletivo.cidema.org.br/

Nenhum comentário: