29.12.09

Contribuindo virtualmente com a ENCEA: participe!


Visit Nheengatu

O grupo Nheengatu – comunidade de prática de educomunicação, comunicação comunitária e mídia social, nascida nas Jornadas de Educomunicação do VI Fórum Brasileiro de EA (jul/2009), está colaborando virtualmente com a construção da ENCEA.

Os participantes da comunidade na internet foram convidados a ler a proposta do documento-base, ponturar os eixos com os quais gostariam de contribuir com sugestões e deixá-las registradas dentro de um fórum virtual. Posteriormente, as sugestões serão sistematizadas e enviadas aos organizadores da ENCEA.

Conheça a comunidade Nheengatu clicando aqui. O ambiente NING é uma ferramenta virtual para grupos se reunirem, conversarem e trocarem informações, assim como ocorre com um blog. A diferença é que, ao se inscrever na comunidade, qualquer um pode enviar videos, fotos, abrir fóruns de discussão, entre outras ferramentas.

8.12.09

Vitória da Educação Ambiental

O CONAMA aprovou, em sua reunião de 25/11/2009, a Resolução que estabelece diretrizes de conteúdos e procedimentos para a realização de ações, campanhas e programas de comunicação e educação ambiental nos âmbitos formal e não-formal e nas deliberações dos órgãos do SISNAMA. O documento produzido passará, em seguida, pela Consultoria Jurídica do CONAMA e, dentro de uns 30 dias receberá sua numeração e será publicado oficialmente.

Todas as iniciativas desenvolvidas no país, sejam campanhas, projetos de comunicação e de educação ambiental, deverão atender às determinações da resolução, quanto aos aspectos de linguagem, abordagem e quanto às sinergias e articulações.

Tais determinações estabelecem parâmetros, referências, enfim, tornam mais visível e concreta qualquer iniciativa, em qualquer lugar do país, e isso é muito bom para o fortalecimento da Educação Ambiental.

Parabéns aos que propiciaram esta realização: os componentes do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MMA/DEA e MEC/CGEAM) e seu Comitê Assessor, os membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental e da Câmara Tècnica de Assuntos Jurídicos do Conama e outros colaboradores.

Agora é nos apropriarmos desse material e internalizá-lo no planejamento e no desenvolvimento de nossas ações ambientais, afinal, a componente de educação é indispensável na prevenção, mitigação e adaptação às mudanças socioambientais globais em curso, no enfrentamento da degradação do ambiente planetário e no esforço coletivo para a transição na direção de uma sociedade mais sustentável.

Por Claudison Vasconcelos
Diretor do DEA/SAIC